O Transtorno Obsessivo Compulsivo se manifesta por duas características: as ideias obsessivas e as compulsões ou rituais compulsivos. As obsessões são ideias sem sentido que vem a mente da pessoa fazendo com que a mesma não consiga evitar pensá-las. As compulsões são atos ou rituais que o indivíduo se vê obrigado a executar para aliviar ou evitar as obsessões. Estes atos são realizados independente da vontade do paciente, caso não realizados podem trazer sentimentos como ansiedade, estresse, etc. O TOC geralmente inicia-se no fim da adolescência e no começo da vida adulta. Grande parte das pessoas que sofrem deste distúrbio, possuem também outros como depressão e fobia social.

Pesquisas recentes mostram que o TOC é uma doença do cérebro na qual algumas áreas cerebrais apresentam um funcionamento excessivo. Acredita-se que pessoas que desenvolvem TOC reagem excessivamente ao estresse. Tal reação consiste nos pensamentos obsessivos, que por sua vez geram mais estresse, criando assim um círculo vicioso.

Por sentir vergonha, as pessoas com TOC geralmente tentam esconder seu problema ao invés de procurar ajuda. Frequentemente conseguem esconder muito bem seus sintomas dos amigos e colegas de trabalho, por esse motivo acabam recebendo ajuda profissional muitos anos depois quando os hábitos já estão difíceis de mudar. O tratamento é feito através de remédios indicados pelo médico junto a psicoterapia, que estimula o paciente a controlar seus pensamentos obsessivos e compulsivos. 

Hsites, Especializados em Web para a área Médica

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?